Atividade de Filosofia (Atenção! Somente para os alunos que a escola comunicou a necessidade da realização
Atividade de Filosofia (Atenção! Somente para os alunos que a escola comunicou a necessidade da realização
ENSINO FUNDAMENTAL - 9º ANO A
COLÉGIO DEO VOLENTE
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: GUILHERME AMARO CESÁRIO
9ºANO
Atividade 1
Dica: no Google Classroom há vídeo postado sobre as perguntas abaixo.
1. Quais foram os temas estudados no primeiro período?
A) Cultura e Culturas, Política e Cultura e Cultura Hoje (Pós-modernidade)
B) Cultura e Culturas, Políticas Públicas, Cultura medieval
C) Política, cultura clássica e Globalização
D) Nenhuma das alternativas
2. Explique os seguintes conceitos filosóficos: Relativo e Universal
3. Em um mundo globalizado:
A) Possuímos apenas uma única cultura global
B) Ocorre mais contato, mais comunicação, mais relação entre as culturas
C) Existem apenas as culturas locais
D) Nenhuma das alternativas
4. São algumas das característica pós-modernas:
A) Aposta no projeto iluminista, no qual a razão e a ciência iria necessariamente trazer a felicidade e o progresso
B) NÃO possuir dúvida sobre os principais valores de sua própria cultura (religião, filosofia/ciência, política...)
C) Sociedade após projeto iluminista; Desconfiança com relação aos valores tradicionais do iluminismo
D) Nenhuma das alternativas
Atividade 2
1. Estudamos no primeiro período a:
A) Ação desinteressada, a legitimidade e o poder
B) Ação Universal, ação mínima e máxima
C) Ação desinteressada, Ação Universal e sobre a Liberdade
2. A ação universal:
A) Não pode valer para todos, dependem das circunstâncias e das pessoas
B) É válida para todos os seres racionais, independentemente das circunstâncias
3. Sobre a Liberdade, estudamos que ela é: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. A ação desinteressada é:
A) Não dar importância para nada.
B) Não ter interesse em fazer o certo.
C) O dever de fazer o certo, porque é certo; não por outros motivos, desejos, preferências e recompensas.
Atividade 3
Na aula de hoje vimos sobre o método Dedutivo, Indutivo e Construtivista.
Defina cada um destes métodos científicos, descritos acima.
Assista o vídeo (link abaixo) e identifique que tipo de método Sherlock Holmes utilizou para descobrir a verdade sobre a moça.
Na última aula dialogamos sobre as emoções, os sentimentos e o autoconhecimento.
Responda as perguntas abaixo:
1. Quais são os sentimentos mais frequentes na sua rotina? Você saberia dizer por que eles aparecem com tanta regularidade?
2. Pense em uma situações que lhe causa medo, uma que desencadeiam raiva, uma que traz indignação e uma que gera tristeza. O que você pensa e faz em tais situações?
3. Quando está numa situação de estresse ou confronto, você normalmente culpa os outros, culpa a si mesmo ou culpa a situação?
4. Um dos seus colegas sempre causa brigas. Um dia, você chega na escola e percebe que há outra situação de confronto. Qual a primeira coisa que faz?
Atividade 5
A. Faça uma pesquisa e escreva – com suas palavras – a definição de política para Aristóteles.
B. Seria possível praticar a definição de política de Aristóteles nos dias de hoje, na sociedade brasileira?
Atividade 6
Em nossa última aula de Filosofia dialogamos sobre a filosofia dos Guaranis. Conversamos sobre a palavra “TEKOÁ”, que pode significar “lugar bom de se viver”. Na visão dos ancestrais guaranis esse “lugar bom de se viver” deveria possuir quatro características, ao menos:
1. Natureza.
2. Respeito aos ancestrais.
3. Respeito a diversidade.
4. Inclusão profunda.
Segundo a aula de filosofia, pesquisas e conhecimentos pessoais explique cada uma dessas características.
Atividade 7
1. Segundo as aulas de filosofia ou pesquisas realizadas, o que são os chamados mitos da ciência? O que seria o Mito do conhecimento e o Mito da neutralidade científica?
2. Você possui um grande amigo. Ele quer conhecer mais sobre a ciência. Você poderia explicar o que é o método científico e quais são as suas principais características?
3. Segundo as aulas de filosofia ou pesquisas realizadas, descreva e explique as principais características do pensamento moderno e quais foram as principais mudanças deste período em relação a Idade Média.
Atividade 8
Realizar as atividades postadas na área do aluno, no sistema pessoal da escola.