De acordo com nossa Proposta Pedagógica a educação deverá provocar e criar condições para que se desenvolva uma atitude de reflexão crítica comprometida com a ação e o desenvolvimento social deve caminhar no sentido da democracia que implica na deliberação comum e na responsabilidade pelas regras que os indivíduos seguirão.
As situações de aprendizagem serão problematizadoras e o diálogo será a essência desta educação, onde o educador e o educando crescerão juntos numa relação horizontal, o trabalho em equipe é decisivo no desenvolvimento intelectual do ser humano.
O conhecimento é visto como um processo de elaboração contínua a partir do pensamento e da prática, portanto essencialmente ativo.
Os diferentes ramos do saber estarão relacionados de modo a não se reduzir formalmente o conhecimento a matérias de ensino, daí a necessidade de se trabalhar temas relacionados na visão interdisciplinar.
Filosofia:
As várias teorias de aprendizagem, em especial baseadas numa prática Renovada Progressista (visão sócio – interacionista de Vygotsky, sócio – construtivista de Piaget), onde homem e mundo, sujeito e objeto são analisados conjuntamente em interação, têm demonstrado que as crianças adquirem conhecimentos e raciocínio através de atividades que são úteis e têm significado para elas.
Significados e compreensão são obtidos no “aprender fazendo”, isto é, fazendo do aluno um ser ativo no experimentar, testar, solucionar problemas, pesquisar, trabalhar em grupo observando e testando seu meio físico social. Os alunos devem constantemente estar em atividade. Neste contexto, ensinar significa criar situações para as ações dos alunos. Assim o professor poderá observar e analisar o comportamento do aluno, identificando em que direção seu pensamento caminha e podendo auxiliá-lo e planejar atividades educacionais coerentes com o desenvolvimento da faixa etária do educando.