1. O que é ser humano, segundo a filosofia? Pesquise e explique três maneiras de compreender o ser humano dentro da filosofia.
Atividade 3
Por meio da aula e de pesquisas, responda:
1. A arte pode ser um meio de conhecimento sobre nós, sobre os outros, sobre as diferentes sociedades e culturas?
2. Escolha e pesquise sobre uma pintura ou uma escultura, observe e descreva quais sensações, interpretações e conhecimentos você obteve (escreve o nome do artista e da obra de arte).
Atividade 4
Na última aula dialogamos sobre as emoções, os sentimentos e o autoconhecimento.
Responda as perguntas abaixo:
1. Quais são os sentimentos mais frequentes na sua rotina? Você saberia dizer por que eles aparecem com tanta regularidade?
2. Pense em uma situações que lhe causa medo, uma que desencadeiam raiva, uma que traz indignação e uma que gera tristeza. O que você pensa e faz em tais situações?
3. Quando está numa situação de estresse ou confronto, você normalmente culpa os outros, culpa a si mesmo ou culpa a situação?
4. Um dos seus colegas sempre causa brigas. Um dia, você chega na escola e percebe que há outra situação de confronto. Qual a primeira coisa que faz?
Atividade 5
Em nossa última aula de Filosofia dialogamos sobre a filosofia dos Guaranis. Conversamos sobre a palavra “TEKOÁ”, que pode significar “lugar bom de se viver”. Na visão dos ancestrais guaranis esse “lugar bom de se viver” deveria possuir quatro características, ao menos:
1. Natureza.
2. Respeito aos ancestrais.
3. Respeito a diversidade.
4. Inclusão profunda.
Segundo a aula de filosofia, pesquisas e conhecimentos pessoais explique cada uma dessas características.
Atividade 6
1. Você possui um grande amigo. Ele quer conhecer mais sobre as produções artísticas. Precisa tornar-se sensível a arte. Segundo as aulas de filosofia e pesquisas realizadas, o seu amigo poderia fazer o que para conhecer as produções artísticas de maneira mais profunda?
2. Segundo as aulas de filosofia e as pesquisas realizadas, qual a relação entre a Filosofia e a Arte?
3. Segundo as aulas de filosofia ou pesquisas realizadas, descreva e explique as principais características da Arte Utilitária, da Arte Naturalista e da Arte Formalista.
Atividade 7
Realizar as atividades postadas na área do aluno, no sistema pessoal da escola.
Nome das atividades:
1. “Autonomia e Heteronomia (Kant) / FILOSOFIA”;
2. “A moral e O anel de Giges (PARTE 1) / FILOSOFIA”;
3. “A moral e O anel de Giges (PARTE 2) / FILOSOFIA”;