Cursos

A escola possui transporte escolar?

O serviço de transporte escolar não tem nenhum vinculo à escola, porém indicamos os profissionais que já fazem o transporte dos alunos.

Os pais que tiverem interesse podem entrar em contato com a secretaria nos telefones: 2967-6346 / 2967-2607.

 

Quais documentos são necessários para a efetivação da matrícula?

Documentação necessária para matrícula:

- 01 cópia da certidão de nascimento do aluno e  RG;

-  cópia do CPF e RG dos responsáveis;

-  01 foto 3x4;

- Atestado médico;

- Comprovante de residência;

- 03 últimos comprovantes de pagamento da escola anterior ou quitação de débitos;

- cópia da carteira de vacinação.

 

Os alunos possuem uniforme? Onde adquiri-lo?

O aluno deverá comparecer às aulas e às atividades extracurriculares devidamente uniformizado, sendo obrigatório a partir do mini-maternal, além de padronizar, os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. 

O uso do uniforme gera respeito e disciplina, socializa o aluno e simplifica seu vestuário, além de ser mais econômico.

É expressamente proibido o uso de boné, calça de moletom, sapato tipo crock, ou qualquer outra peça de roupa que não faça parte do uniforme da escola.

É importante que os pais:

Identifiquem as peças do uniforme;

Observem a proibição do uso do crocks, galochas, sandálias, papetes e afins.

O importante é que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a importância do uso do mesmo!

O uniforme deverá ser adquirido no Bazar Vitória.

Endereço: Rua Osaka, 82 – Telefone: 2934-1819 / www.bazarvitoria.com.br

 

Como funciona a comunicação entre escola/família?

Essa parceria é muito importante  e precisa a todo instante ser fortalecida. 

Partindo do princípio básico de que a comunicação, seja ela qual for, norteia nossas relações interpessoais, distintos são os momentos em que a escola tem a oportunidade de estabelecer o contato necessário com os pais. Este acontece normalmente por meio de alguns instantes vivenciados na chegada e na saída dos alunos, por intermédio das reuniões que se dão de forma periódica, por telefone e por meio da linguagem escrita.

É necessário que família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.

 

Como é a rotina dos alunos da Educação Infantil?

Como cada faixa etária requer uma dinâmica diferente, não cabe organizar uma rotina igual para todas as turmas. A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança.

Para que seja possível dar atenção aos cuidados pessoais e à aprendizagem, elaboramos projetos institucionais para que o tempo seja usado a favor dos alunos. 

Através da rotina, temos:
- Atividades dirigidas e específicas, como o parque, brincadeiras, jogos que vão desenvolver fisicamente e socialmente,

- Recreação: higiene, lanche, brincadeiras;

- Aulas diversificadas: cada turma faz uma atividade diferente;

- Roda de leitura: é fundamental para ensino.

 

Como funciona a alimentação do período integral?

O horário do funcionamento do período integral é das 07:00 às 19:00h, onde está incluso 04 refeições: café da manhã, almoço, café da tarde e pré-jantar.

Nossas alimentações são preparadas diariamente e o cardápio foi elaborado pela nossa nutricionista. Os pais podem solicitar pela agenda ou via e-mail após matrícula.

 

Como é realizado o período de adaptação dos alunos novos?

O primeiro dia na escola é sempre difícil. O seu filho vai passar algumas horas por dia longe de você, na companhia de adultos e crianças que até ontem ele não conhecia. É natural que alguns pais sintam-se ansiosos e preocupados durante este processo, onde sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina. É um processo contínuo de mudança, crescimento e amadurecimento para todos.

Segue abaixo algumas orientações a serem seguidas:

- Por mais que os pais estejam apreensivos é importante procurar não passar essa preocupação à criança, mas sim ressaltar os pontos positivos que existirão na sua nova rotina, falando bem da escola, das novidades, dos amigos e brincadeiras.

- Não se preocupe se a criança chorar no momento da separação : é normal.A professora manterá aproximação do aluno, respeito, afeto(sem ansiedade e agonia)e de tranqüilidade diante das reações típicas da falta de adaptação:choros, ataques, raiva, etc. Contudo, a escola entrará em contato com os responsáveis diante tais reações  serem persistentes  por muito tempo.

- Durante o período de adaptação os pais não poderão acompanhar seus filhos nas atividades, é essencial que o aluno permaneça um período menor no primeiro dia de aula, assim será feito gradativamente o período de permanência na escola.

- É importante que a criança se sinta à vontade no novo espaço, que o conheça, e  transite nele para conseguir que afetivamente lhe diga algo. Que seja algo seu. Assim iremos familiarizá-los com a distribuição do material, seu espaço para guardar seus materiais, espaço que ocupa no chão na hora das brincadeiras, etc. 

- Planejamos atividades adequadas para esse período, não se distanciando do que o aluno vivenciará no dia a dia, para que não sejam criadas falsas expectativas.

- A observação do professor e o diálogo com o grupo e com cada estudante estão presentes no processo de conhecer os alunos, suas características e preferências, suas experiências, as formas de ser e estar no mundo. O período de adaptação favorece o conhecimento mútuo, a interação com os colegas e os adultos.

Fiquem tranquilos. Se tiverem qualquer dúvida quanto à conduta a ser adotada, sobre o método do Colégio, sobre o comportamento de seu filho, procurem, sem inibições, a Coordenação. Procuraremos responder aos seus questionamentos.