Cursos

Linguagem Oral e Escrita

Desenvolve a linguagem oral e escrita pela exploração de diferentes gêneros textuais, estimulando a compreensão e interpretação das linguagens verbal e não verbal. Sugerem-se atividades de ampliação do vocabulário por meio de oportunidades do uso da oralidade, da hipótese da escrita e da leitura e apreciação dos clássicos infantis.

A Coleção Gressus proporciona às crianças o estímulo a fantasia e a imaginação, com o intuito de iniciar o processo de alfabetização de forma prazerosa, respeitando as fases de desenvolvimento, o ritmo e o estilo de aprendizagem da criança.

Linguagem Lógico-Matemática

Desenvolve o raciocínio lógico por meio de atividades lúdicas e estimuladoras, para que as crianças compreendam a linguagem matemática.

A Coleçao Gressus apresenta situaçoes reais de aprendizagem para criança.

Explora assuntos como:

  •  a função social dos números, seu significado e valor;
  •  noções de quantidade;
  •  formas geometricas;
  •  grandezas de medida;
  •  sistema monetário;
  •  construção de tabelas e gráficos simples.

Natureza e Sociedade

Destaca o papel das relações que a criança tem com a família, a escola e o contexto social no qual está inserida. Apresenta referencias sociais diversas, para que a criança inicie a compreensão do seu papel social, valorizando a diversidade cultural. Valoriza o entorno, desde o contexto escolar ate as comunidades a que as crianças pertencem.

Explora assuntos como:

  • seres vivos;
  • recursos naturais: Água, solo, ar, luz, astros e estrelas;
  • fenômenos da natureza;
  • estações do ano.

É nesse Eixo que a criança desenvolve, ao longo dos anos, sua consciencia planetaria e suas atitudes sustentaveis.

Artes

Destaca três momentos fundamentais para o fazer artístico da criança:

  • apreciação;
  • produção;
  • reflexão.

Este Eixo aparece como um pilar para o desenvolvimento integral da criança, por ser esta uma forma significativa de expressão e comunicaçao.

A Coleçao Gressus preve a arte como propulsora do desenvolvimento dos eixos motores com base nas propostas artísticas inseridas nas unidades temáticas.

A arte como expressão humana estará presente em toda a proposta da Coleção Gressus por ser uma área que estimula a criatividade, a autoimagem positiva, a auto percepçao e a construção de uma identidade cultural que respeite a diversidade.

Corpo e Movimento

Desenvolve a expressão corporal, as coordenaçoes fina, grossa, viso-motora e o equilíbrio. Amplia aspectos afetivos, sociais e culturais relacionados à imagem corporal, valorizando a expressão por meio do esporte, do movimento, de danças, jogos e brincadeiras.

Estimula a potencialidade do uso do corpo, suas possibilidades e seu domínio corporal. Espera-se que o autoconhecimento corporal aconteça de forma lúdica, garantindo o desenvolvimento da lateralidade e da psicomotricidade.

Música

A Música estimula o raciocínio lógico, o ritmo, a disciplina e a expressão da criança. Na Educação Infantil, a Música tem como foco três áreas:

A apreciação, que trabalha questões ligadas à  percepção, partindo do silencio até a exploração de sons presentes no contexto infantil, desenvolvendo o prazer pela escuta e a capacidade de observaçao, análise e reconhecimento;
A produção, que proporciona momentos de experimentação, com base em interpretação, improvisação e composição;
A reflexão, que permite o pensar sobre a organizaçao, a criação, a produção e os produtores musicais.

Educação Física

A Educação Física, nesse segmento, estimula o reconhecimento do próprio corpo, das partes que o compõem e o controle sobre ele. Incentiva a criança a expressar sensações e ritmos por meio de gestos, ampliando habilidades básicas de manipulação, locomoção, equilíbrio, orientação espacial e temporal. Desenvolve a força muscular e a resistência, alem de introduzir conceitos atitudinais ligados à  convivência com o grupo, a  colaboração com o outro e ao respeito às regras.

Inglês

Desenvolve um relacionamento natural da criança com vocabulários e estruturas linguísticas que são mantidas ao longo de sua vida, facilitando a ampliação dos horizontes relacionados a outras culturas.

Desta forma, o trabalho desenvolvido tem um enfoque na modalidade oral e na ampliação do repertorio cultural, uma vez que se tratam de crianças em processo de alfabetização na sua língua materna: Portugues.

Explora atividades lúdicas, contato de histórias, brincadeiras, jogos, fantoches e músicas que estimulam, valorizam e respeitam o potencial e o tempo de cada criança.

Identidade e Autonomia

Inserida nas Áreas do conhecimento, as propostas desse Eixo visam o desenvolvimento da formação pessoal, social e da identidade, estimulando a convivência social das crianças por meio de jogos e brincadeiras. Promove situações adequadas à  faixa etária para iniciar um processo de aquisição da autonomia frente aos pequenos desafios apresentados no cotidiano escolar, buscando o desenvolvimento de competências especí­ficas para a primeira infância.

Estimula positivamente a construção da autoestima, fortalecendo a segurança da criança para enfrentar os desafios inerentes a cada faixa etária. Trabalha questões de gestão de conflito e o papel de cada um na resolução dos problemas de acordo com a maturidade e as características do desenvolvimento infantil, aproveitando as situações simples para desenvolver valores de pertencimento e de identidade coletiva.