Em 1960 a ideia de se ter um computador doméstico era considerada absurda. Afinal de contas o primeiro computador (ENIAC – 1946) funcionava a válvulas, ocupando uma sala com o tamanho de uma quadra de tênis e consumia grande quantidade de energia. O transístor, responsável pelo primeiro passo da nossa era tecnológica, começava a ser usado em escala industrial.
Foi nesta época que Seymour Papert, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), influenciado pelas ideias de Jean Piaget, com quem trabalhou na Universidade de Genebra, sugeriu que computadores fossem utilizados para potencializar a aprendizagem e criatividade de crianças, criando o construcionismo que, como no construtivismo de Piaget, o aluno é o construtor do seu conhecimento.
No construcionismo, porém, o processo de aprendizagem se realiza por meio de uma ação concreta, que resulta em um produto palpável.
Segundo Papert, a máquina é capaz de mudar a forma com que a criança aprende, pois, a interação desenvolve a criatividade, o raciocínio lógico e a reflexão.
Essa visão vem se consolidando desde então. Novas tecnologias surgem a cada dia. Ideias nunca antes imaginadas se realizam em curto espaço de tempo e o mercado está cada vez mais competitivo.
Muitas escolas ao redor do mundo, compartilham essa visão de Papert, buscando formas de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a Robótica é uma delas.
O Colégio Deo Volente sempre compartilhou desta visão e a partir deste ano iniciaremos um “upgrade” em nossa área de tecnologia educacional, trocando as atividades de informática por Oficinas de Robótica.
Utilizaremos os kits da Modelix Robotics, com um planejamento específico para cada turma, incentivando no aluno o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promoção do diálogo e o respeito a diferentes opiniões.